quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Conceito de Curriculum



 
Para Sacristán (2000, p. 46) "o currículo aparece, assim, como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações". Partindo dessa concepção, entende-se currículo como o conjunto de matérias pré-estabelecidas, que serão utilizadas para o desenvolvimento do ensino em determinada instituição; o plano de aprendizagem que será adotado pela escola, com intuito de alcançar objetivos e resultados. O currículo será uma das ferramentas utilizadas para a construção do saber. E vale ressaltar, que o currículo pode ser o mesmo para toda instituição escolar, porém, isso não impede que cada escola faça as adaptações necessárias em seu currículo para alcançar com maior êxito os resultados almejados.
Pensando em currículo como ferramenta de construção do saber, torna-se necessário avaliar a necessidade de reformulação do currículo escolar em todas as instituições de ensino, visando incluir a tecnologia como meio de aprendizagem, devido ao processo de  transformação tecnológico pelo qual passamos. Uma escola que pensa em oferecer qualidade total no ensino, deve incluir em seu currículo atividades que contemplem os meios tecnológicos, buscando formar cidadãos intelectuais e preparados para o cenário atual em que se encontra o mercado de trabalho.

Referências Bibliográficas

SACRISTÁN, J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? Compreeender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Armed, 2000: 119-148.

0 comentários:

Postar um comentário