Desde o ano passado, esse tema instigou-me a desenvolver esse projeto. Primeiro pelo fato de sempre ver na sala de aula dos alunos por onde passei, os calendários comuns e depois durante uma aula na faculdade, onde a professora questionava o fato da criança fazer primeiro a leitura horizontal para depois para passar a entender corretamente os calendários, questionando assim porque elas precisavam ser apresentadas ao calendário bem como eles são (domingo à sábado, uma semana embaixo da outra, enfim), percebi o quão necessário de se trabalhar adequadamente, para que a criança perceba entre os dias do mês a existência da seqüência numérica, e aí por diante ir identificando a importância do que se aprende com o que se usa no dia a dia.
Imagine, uma criança aprendendo a seqüência de 1 a 10, a 20, a 30, a 40 e assim por diante, mas para as de séries iniciais ainda é difícil identificar onde encontrar aquilo.
Durante essa fase, vi muitas crianças que não sabiam seqüência numérica, que ainda confundiam-se muito para saber o que vinha antes ou depois.
Então resolvi fazer esse projeto. Acredito que muitos professores já fazem dessa maneira, mas mesmo assim vale a iniciativa.
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Identificar a sequência numérica.
Reconhecer as noções de espaço/tempo.
Fazer uso do calendário como material de leitura e consulta.
Identificar no calendário as datas importantes do seu cotidiano.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios para a aula, pois todos os conceitos serão objetos de aprendizagem ao longo das aulas
Recursos da aula
Diversos tipos de calendários
Um calendário grande para ficar exposto na sala.
Estratégia da aula
PRIMEIRA ATIVIDADE: adivinha
Inicie a aula dizendo para os alunos que você trouxe um material para ficar na sala que vai acompanhá-los durante todo o ano.
Brinque com a turma dizendo que para conhecer o material primeiro a turma vai precisar descobrir uma adivinha.
Leve um cartaz com a adivinha para toda turma ler e tentar adivinhar.
Uma árvore frondosa,
com 12 galhos,
cada galho com 30 frutas,
cada fruta com 24 sementes.
Quem sou eu?
Resposta: Ano, mês, dias e horas.
Espera-se que algum aluno saiba a resposta, mas caso ninguém descubra, dê algumas pistas. Pergunte se eles sabem quantos meses têm o ano? Quantos dias têm o mês? Quantas horas têm o dia? Certamente após essas dicas sua turma descobrirá a resposta. Lembra-los que alguns meses podem ter 30, 31 ou fevereiro com 28 ou 29, sem ainda ser necessário uma ampla explicação sobre o ano bissexto, por se tratar de série inicial.
SEGUNDA ATIVIDADE: apresentação dos calendários
Após a descoberta da adivinha pergunte aos seus alunos se eles conhecem algum material onde encontramos registrado o ano, os meses e os dias.
Mostre para a turma alguns tipos de calendários.
Pergunte se na casa de cada criança tem um calendário e para que serve?
Neste momento mostre o calendário que você trouxe para ficar na sala.
O calendário da turma pode ser um modelo já impresso que algumas vezes conseguimos em editoras ou você pode confeccionar um para sua turma.
A cada dia uma criança pinta o número do dia seguindo as cores da legenda.
O modelo de calendário anual, traz diversas situações para serem colocadas:
- nomes dos meses, número de cada mês, sequência dos meses, sequência dos dias e dos dias da semana, número de dias de cada mês, dia dos aniversários, etc.
Faça a exploração do calendário.
Leia com a turma o nome dos meses do ano.
Observe com a turma quantos dias têm cada mês.
Desafie seus alunos pedindo que encontrem o dia que você está desenvolvendo a atividade.
Marque os dias que já passaram. Essa atividade é ideal que aconteça nos primeiros dias de aula, pois o calendário deverá ficar na sala durante todo o ano letivo.
Combine com seus alunos que cada dia uma criança vai marcar o calendário.
TERCEIRA ATIVIDADE: Personalizando o calendário
Peça para que os alunos tragam para sala uma foto tamanho 3x4.
Pergunte quem sabe o dia do seu aniversário.
Para essa atividade o professor deverá preparar uma lista com a data de nascimento de cada criança para auxiliar aquelas que não souberem o dia do aniversário ou ficarem em dúvida.
Peça que cada criança localize no calendário a data do seu aniversário e cole sua foto no dia correspondente.
Consulte o calendário escolar e marque com seus alunos algumas datas importantes como: Início das aulas, início das férias, festas da escola, passeios e aniversário da escola.
Combine alguns símbolos para marcar as datas no calendário da turma. Por exemplo: para o dia do início das férias faça um sol e para o dia da festa junina marque com uma fogueira.
Quando estiver fazendo essas marcações no calendário trabalhe a sequência numérica deixando que os alunos contem os dias.
Faça perguntas como: qual o mês que vem primeiro, quem é o primeiro aniversariante do ano, e o último? Quando inicia um ano e quando termina?
Lance alguns desafios perguntando quantos dias que faltam para acabar o mês? Quantos dias faltam para o final de semana?
QUARTA ATIVIDADE: calendário individual
Faça uma cópia de um calendário para cada mês do ano e cole no caderno. Faça isso a cada inicio de mês.
Esse calendário mensal deverá vir com os quadrinhos em branco, de maneira que todos os meses o professor possa preencher o calendário com a turma.
Desta forma estará trabalhando com a sequência numérica e outras questões como: em que dia da semana começa o mês, os meses que tem 30, 31, 28 e 29 dias.
Ano: _____
Mês: __________ (___ dias)
O ideal é que o calendário venha sem nada escrito, somente com os quadrinhos, para que o professor a cada mês possa organizar com os alunos o calendário, preenchendo os dias da semana e os dias do mês. Na marcação do calendário individual cada aluno pode fazer um símbolo de acordo com o tempo. Esse trabalho favorece a observação do tempo. No final de cada mês o professor poderá pedir para os alunos contarem os dias que fez sol, ou que estavam chuvosos e criar desafio de matemática com as questões do calendário.
Alguns desafios:
Neste mês tivemos mais dias com sol ou dias com chuva?
Perto do final do ano perguntar quantos dias faltam para o ano terminar? Observar quem vai precisar contar dia após dia e quem utiliza outras estratégias para descobrir a resposta.
Pode-se ir montando um mural com o calendário individual, assim ao final as crianças terão aí também um calendário anual.
QUINTA ATIVIDADE: Marcação do calendário diariamente
Durante o ano a marcação do calendário deve ser uma atividade permanente, que deve fazer parte da rotina da sua turma. Cada dia um aluno pode marcar o dia no calendário e o professor elaborar perguntas para estimular o desenvolvimento da sequência numérica, a organização da noção de tempo e a identidade do grupo. Com essas marcações o calendário vai ao longo do ano sendo mais um registro dos momentos vividos pela turma.
A partir daí fica mais fácil ir acrescentando a seqüência numérica para as crianças, pois elas começaram visualizando uma das maneiras de onde encontra-la.
Avaliação
O professor deverá avaliar durante todo o ano se os alunos estão aprendendo a fazer o uso do calendário como fonte de consulta.
O professor deverá observar se a cada mês no ato do preenchimento do calendário individual, seus alunos estão conseguindo fazer o registro numérico dos dias e se percebem a passagem do tempo através do uso do calendário.